Associação de Pais e Amigos Excepcionais, conhecida como APAE. No dia 19/05/2011, nós, alunos do curso de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio, fizemos uma visita a esta instituição. Antes era apenas uma atividade a ser cumprida da Gincana de Genética, mas significou mais que uma atividade que vale pontos, pois é um ambiente muito prazeroso de estar. O objetivo da APAE é de cuidar das pessoas que sofrem de alguma deficiência. Focalizando o convívio social, a escola avalia e planeja condições que favorecem o desenvolvimento, a aprendizagem e a socialização dos alunos entre si e com a população.
Lá, pudemos conhecer mais um pouco do dia-a-dia das crianças, adolescentes e profissionais. É um trabalho realizado sem fins lucrativos. Os especiais passam um turno ou dois, realizando diversas atividades, dentre elas: dança, teatro, música, trabalhos com bisqui, entre outras.
A experiência com estas pessoas é inesquecível, pois apesar de muito carinhosas e animadas, elas nos passam a certeza que todas as pessoas são capazes de realizar qualquer atividade independente de ser deficiente ou não.
“Toda criança é capaz de aprender, desde que seja respeitado seu limite”
- Informações extra a respeito da APAE:
Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Juazeiro do Norte (APAE-JN) é uma associação beneficente, sem fins lucrativos, formada por pais, amigos e pessoas com deficiência intelectual que, unidos por objetivos comuns, buscam construir uma sociedade mais justa e igualitária.Trabalhamos com determinação para eliminar os fatores que sustentam a exclusão das pessoas com deficiência, além de favorecer o seu desenvolvimento para uma vida com cidadania e dignidade.
Fundada em 1971 por pais de Excepcionais, surgiu com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência Intelectual, de ambos os sexos, a partir de zero ano, em regime de semi-internato e à construção de uma sociedade justa e solidária.
A entidade ao longo de sua história, vem beneficiando pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, quase todas carentes, e um número expressivo, em situação de risco econômico e social.
A entidade possui uma equipe multiprofissional, com cerca de 75 profissionais composta por psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, pedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, professores de educação física, psico-pedagoga, professores especializados e auxiliares, administrador, auxiliares administrativos, cozinheiros e serviços gerais. Para reabilitação destas pessoas são utilizados métodos e técnicas terapêuticas específicas, através de um conjunto de atividades individuais de estimulação cognitiva, sensorial e psicomotora, visando à reeducação das funções cognitivas e sensoriais dos mesmos.
A APAE-JN conta com a colaboração dos governos municipal, estadual e federal e com o apoio da iniciativa privada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário